Conheça as 20 habilidades
profissionais mais procuradas pelas grandes empresas atualmente
Todos
querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas
"Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem todos captam, é que
quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos, são
as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos que faz com que uma
empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma
empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.
Várias
pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, seja quando me
contratam para ministrá-las, e me perguntam quais habilidades esses
profissionais devem ter para fazer de qualquer organização, uma empresa melhor.
Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro, para identificar
tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude perceber quais
são as necessidades das organizações, e quais são os profissionais que estão um
passo à frente dos demais.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque ela tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque ela tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Além desse
brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu
destaco ainda outras habilidades:
1)
Integridade e coerência. Revela a capacidade que o profissional tem de se
relacionar. Faz com que as outras pessoas se comprometam e cooperem com ele.
Para isso é preciso confiança dentro de uma organização, bem como potencializar
alguns pontos do profissional: analisar as situações em que houve um
descomprometimento com alguma tarefa; informar aos outros quando não irá poder
cumprir com uma tarefa, para não perder sua credibilidade; aplicar os feedbacks
em suas ações; reconhecer seus erros perante os demais; fazer um planejamento,
como um fluxograma, dos compromissos adquiridos que devem ser cumpridos.
2)
Flexibilidade. É a
atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para
isso, tem que se “treinar” a improvisação. Mas como? Há alguns pontos que
ajudam esse treinamento: reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa;
sempre que puder troque um trabalho que exige minuciosidade e morosidade por
ações; trabalhe com equipes que contenham uma diversidade de pessoas, que vai
te ajudar a aceitar que não existem verdades absolutas; crie o costume de pedir
a opinião para toda sua equipe, e observe os vários pontos-de-vista para
resolver um determinado problema; marque num papel os motivos que o levaram a
determinar certa decisão, e se você os mantém ou não quando a situação muda de
rumo.
3)
Autoconfiança e autoconhecimento. Essas habilidades são importantes
para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito
empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para isso saia da sua zona de
conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar;
marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine
novos; fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam
tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento tente
enxergar como as pessoas ao seu redor o veem, ou procure um especialista no
assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.
4)
Intuição. Deixar
guiar-se pela sua intuição pode ajudar a livrar-se de um problema rapidamente,
quando há escassez de tempo, e ajuda a melhorar sua capacidade de criação. Para
isso é preciso aprender a pensar intuitivamente, como um “efeito helicóptero”,
que significa ver as coisas de cima com uma certa distância; tente resolver um
problema que pode até ser óbvio para os outros, e encontre mais de uma solução;
quando tiver que explicar situações complexas, crie o hábito de simplificar as
informações, identificando o ponto-chave para aqueles que concordam com a sua
argumentação.
5)
Capacidade crítica.
Habilidade para analisar criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se, todo
projeto ou trabalho seja, feito com todos os prós e contras. Segundo os
especialistas essa é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver, porém
há algumas maneiras de exercitá-la: tente utilizar o lado mais racional do
cérebro, evitando tomar decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade
de enxergar a realidade, analisando separadamente cada uma das partes que
condicionam a solução de um problema, e peça a ajuda de outras pessoas para descobrir
novos fatores que você não havia percebido; crie o hábito de marcar num papel
qual o motivo lógico (racional) que o levou a chegar a determinada conclusão;
discipline sua mente para criar todas as argumentações possíveis para defender
suas ideias, sem se esquecer os detalhes como datas e investimentos.
6)
Iniciativa. Serve
para tornar as ideias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Para
potencializar essa habilidade: ofereça ajuda para resolver situações difíceis e
imprevisíveis; se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros
cometidos no passado como novas oportunidades para aprender; desenvolva
atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de
custo-benefício; clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.
7)
Compreensão.
Refere-se a compreensão e domínio da cultura da organização, otimizando o
relacionamento de todos aqueles que trabalham, para ter um bom relacionamento
com colegas, clientes e fornecedores. Para isso analise sua organização
internamente, averigue seu funcionamento e saiba dos obstáculos que possa vir a
enfrentar; quando te anunciam um caminho, tente descobrir como as outras
pessoas da organização reagirão em relação a esta nova meta.
8)
Competitividade. Ter
metas claras, não se deter em chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em
realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus
superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia.
Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o
sucesso. Esta habilidade está intimamente ligada às suas emoções e motivações
pessoais. Questionar sobre seus objetivos e metas; sobre aquilo que realmente
gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de
potencializar essa habilidade.
9) Visão no cliente. Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade: controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que quando eles entrarem em contato, você possa otimizar a comunicação.
10) Compreensão interpessoal e empatia. Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua empatia. Esta é a habilidade chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num hábito diário.
11) Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta. Para potencializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.
12) Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles deem o melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de pôr no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade, e assim poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.
13) Relacionamentos/Pessoas. Manter relações de longo prazo com os colegas de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as habilidades interpessoais importantes, como escutar os outros; trabalhar orientando-se nas pessoas e não nas tarefas. Essas e outras atitudes pertencem a uma habilidade muito valiosa e bem requisitada no meio corporativo pelas grandes empresas: a capacidade de relacionamento interpessoal. Para aprimorar essa habilidade: compartilhe com os demais seus assuntos pessoais; escolha pessoas que mais têm afinidade contigo, e estabeleça uma relação de confiança dentro e fora do ambiente de trabalho; trate cada um de forma personalizada; amplie sua rede de relacionamentos, entrando em contato com pessoas novas em reuniões, por exemplo.
14) Coaching. A palavra coach em português significa treinador, mentor. Quem tem a habilidade de “coaching” é aquela pessoa capaz de observar o trabalho em equipe e identificar quais os indivíduos são mais adequados para executar determinada tarefa; consegue abranger as necessidades pessoais de cada um com as necessidades da empresa como um todo e se preocupa para que toda equipe se desenvolva e cresça profissionalmente. Para aprimorar sua capacidade de coach, é preciso primeiramente se espelhar em um outro coach, que te ajude a identificar suas próprias fortalezas, e fazer com que você desenvolva-se profissionalmente, cada vez mais.
15) Trabalho em equipe. Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.
16) Visão do negócio. Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências das suas decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis conseqüências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.
17) Autocontrole das emoções. Controlar as situações difíceis e ter capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse. Essas são algumas das características das pessoas que possuem essa habilidade. Para otimizar o controle das suas emoções, ou começar a ter essa habilidade: tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver de mal humor; aprenda a frear as reações negativas, contar até 10 já começa a resolver, ou peça para que alguém te ajude a se controlar; pare para respirar se necessário; potencialize sua habilidade interpessoal com os demais, assim você entenderá os pontos-de-vista dos outros, o que lhe ajudará a compreender melhor suas reações negativas em alguns momentos.
18) Comunicação e negociação. Aqueles que têm a capacidade para iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em seguida. Essas são características das pessoas que possuem a habilidade da comunicação e negociação em evidência. Para otimizar ainda mais essa habilidade: use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que te limitam quando se comunica com os demais; para evitar mal-entendidos, use sempre expressões como “ajude-me a.…”, assim você consegue negociar e delegar tarefas aos demais.
19) Agilidade para tomar decisões. Não deixe que uma análise excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões. Para otimizar: sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão, evite agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você resolve os problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já saberá como resolvê-los.
20) Aprendizado e desenvolvimento pessoal. Aqueles que estão dispostos a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques ou novos modos de fazer as coisas; sentem-se mais motivados com o desenvolvimento pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter. Essas são algumas das características que essa habilidade influi. Para otimizar ainda mais ou desenvolver essa habilidade: tente melhorar sua autocrítica com os feedbacks, pois, com eles os outros lhe informam o que está indo bem e mal com você. Se você for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver qualquer aprendizado.
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/20-habilidades-imprescindiveis-a-qualquer-profissional/614/
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