sábado, 10 de março de 2018

“MILÊNIO – UM TEMPO GLORIOSO PARA A TERRA”





ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA

Departamento de Educação Cristã
Escola Bíblica Dominical


MILÊNIO – UM TEMPO GLORIOSO PARA A TERRA

Texto Áureo:

“[...] que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”.

(Apocalipse 20. 4)


Verdade Prática:

O mundo conhecerá o reinado de Jesus durante o Milênio. Será um tempo de paz e harmonia jamais visto.


Leitura Bíblica em Classe

Apocalipse 20. 1 – 6


§    Objetivo Geral: - Mostrar que será um tempo de paz e harmonia jamais visto na Terra.

§    Objetivos Específicos: -

1)         Explicar o Reino Milenial de Jesus Cristo;
2)         Saber como e quando se dará o governo de Jesus na Terra;
3)         Relacionar os aspectos relevantes do Milênio.


Introdução: - O Milênio é o maravilhoso reinado de Cristo na terra por mil anos (Ap 20. 1- 6). Essa áurea é ansiosamente aguardada pelo povo israelita (Lc 2. 38; At 1. 6, 7). Jesus não lhes tirou esta esperança, apenas não lhes revelou o tempo e a hora do seu cumprimento. É esta esperança que tem impulsionado o regresso dos judeus à sua pátria e também motivado a sua rápida elevação.

Não apenas a criatura humana, mas também a criação inteira aguarda esse tempo para sua libertação das consequências do pecado a que ficou sujeita, desde a queda do homem.

A palavra “milênio” vem dos termos latinos mille (“mil”) e annum (ano”). Aparece seis vezes em apocalipse 20, definindo a duração do Reino de Cristo na terra.


I.                   ÉPOCA E PROPÓSITO DO MILÊNIO

a)       O Milênio tem a ver principalmente com o reinado de Cristo por mil anos na terra;
b)       De acordo com Lucas 2. 38 e Atos 1. 6, 7, o Milênio é uma época áurea, aguardada ansiosamente pelos judeus;
c)        A era a ser inaugurada com o Milênio é aguardada como o tempo da libertação da própria natureza hoje sujeita ao pecado; (Rm 8. 19 – 23);
d)       Os propósitos do Milênio é:

1.        Fazer convergir em Cristo todas as coisas, isto é, toda a criação. (Ef 1.10).
2.        Estabelecer a justiça e a paz na terra, eliminando da rebelião contra Deus. (I Co 15. 24 – 28).
3.        Fazer convergir nele (o Milênio) todas as alianças da Bíblia. (Ef 1. 10).
4.        Fazer Israel ocupar toda a terra que lhe pertence e fazê-lo cabeça das nações. (Is 11. 10; Gn 15. 18; I Co 16. 15 – 18).
5.        Cumprir as profecias a respeito do Reino do Messias. (Dn 9. 24 e Atos 3. 20, 21).
6.        O Milênio será a resposta aos milhões de orações do povo de Deus através dos tempos: “Venha o teu reino”.


II.                   O REINO MILENIAL

1.           A restauração da Terra.  A quinta (5ª) Metamorfoses da Terra – (Is 65. 17 -  25 e 11. 6 – 11). Com o estabelecimento do “Reino Milenar de Cristo” na terra, esta será “restaurada” ou “regenerada” completamente, com toda a natureza. (Rm 8. 20 -  23). (Nota: falta ainda duas Metamorfoses da Terra).

2.           A Terra será governada por Jesus. (Zc 14. 9). O governo de Cristo vai alcançar todas as nações; aqui Ele será o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

3.           Jerusalém será a capital do Mundo. (Is 2. 1 – 3; Is 60.3). Jerusalém será a capital espiritual e política do Mundo. (Zc 14. 16, 17).

III.                   O GOVERNO DE JESUS CRISTO

a)       Jesus governará com os seus servos.

b)       A Igreja reinará com Cristo (Ap 20. 6; 1. 6; 5. 10; I Co 6. 3);

c)       O Milênio ocorrerá na terra – A Nova Jerusalém. (Zc 9. 10; 14. 9; Ap 5. 10; 11. 15; Is 65; 21; Is 33. 22; Dn 2. 35b);

d)       Jesus Reinará sobre todas as Nações da terra. (I Tm 1. 17; Ez 37. 24 – 25; Jr 30. 9; Dn 7. 14, 27; Lc 1. 31, 32; Sl 96.9);

e)       Durante o Milênio toda e qualquer oposição a Deus será neutralizada por Cristo. (I Co 15. 24 – 26);

f)        Jesus prepara a terra para o estabelecimento do seu reino eterno sob Deus, conforme a palavra divina em 2 Sm 7. 12, 13 e Lucas 1. 32 ,33.

IV.                   ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO

1.           Quem vai participar deste Reino. Todos os salvos em Jesus Cristo e os “remanescentes” dos israelitas, salvos por Cristo, na batalha do Armagedom (Rm 9. 27) e os que escaparem da Grande Tribulação.

2.           Haverá um conhecimento universal de Deus. (Is 11. 9, 54. 13). Haverá um derramamento pleno do Espírito Santo (Is 32. 15). Será um verdadeiro avivamento mundial (Mq 4. 2; Mt 24.14; Jl 2. 28).

3.           Haverá paz na Terra. (Is 9.6; 65. 23; 2. 4).

4.           A natureza será transformada. (Is 11. 6 – 8; Jr 31. 12; Sl 67. 5, 6), pois terá uma produção agrícola jamais vista.

5.           Haverá saúde e prosperidade para todos.  (Is 65. 20 – 22). Além da saúde, as condições de moradia para todos serão as melhores jamais vistas.

6.           Com o estabelecimento do Milênio findará aqui na terra toda e qualquer supremacia e predominância de nações, com exceção de Israel. (Fp 2. 10, 11; Sl 138. 4,5; Zc 14. 9)

7.           O Templo será construído durante o Milênio, acha-se nos capítulos 40 a 44 do livro do profeta Ezequiel.

8.           Durante o Milênio os judeus possuirão toda a Terra Prometida, enquanto que Israel será uma benção para o mundo. (Is 24. 23; Sl 72. 19);

9.           Como a piedade prevalecerá no Milênio, caravanas de nações irão a Jerusalém buscar a lei do Senhor. (Is 2. 3; Zc 8.20-23).

10.      Durante o Milênio, Cristo e os seus regerão as nações com “cetro de ferro”. (Ap 19. 115; Zc 14. 17).

11.      Durante o Milênio, haverá restauração e renovação em toda a face da terra. Disto dá prova: Mt 19. 28; At 3. 21; Cl 1. 20.

Resumo: - Lc 1. 31 – 33; I Co 15. 24. -  o Filho Maior de Davi, o Senhor Jesus Cristo, reinará sobre a terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores por 1.000 anos, associando consigo mesmo naquele Reino, os Seus santos de todas as dispensações (Ap 3. 21; 5. 9-10; 11. 15 – 18; 15. 3 – 4; 19. 16; 20. 4,6.

Conclusão: - Deus tem um plano gloriosos para o planeta Terra, que inclui a restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional. E essa realidade só se concretizará, no Milênio, quando Cristo implantará o seu reino na Terra. Jesus governará o mundo com poder e grande glória, após suplantar todos os reinos e governos do mundo.


Lição elaborada pela prof. ª Maria Valda
Pastora da ADMEP.





quarta-feira, 7 de março de 2018

“AS TREVAS ESTÃO TOMANDO A NOSSA REGIÃO”



PREMIÊ DE ISRAEL AFIRMA QUE “AS TREVAS ESTÃO TOMANDO A NOSSA REGIÃO”

Benjamin Netanyahu diz que valores de seu país vêm da Bíblia


Por Jarbas Aragão

Premiê de Israel afirma que "as trevas estão tomando a nossa região"

Em visita a Washington esta semana, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu participou da conferência anual do Comitê Israelense-Americano de Assuntos Públicos (AIPAC), o influente grupo político nos Estados Unidos.
Ele fez um discurso contundente, agradecendo ao presidente Donald Trump pelo reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e comemorou a possibilidade de o republicano estar presente na inauguração da embaixada, em 14 de maio.
Afirmou que tinha “boas notícias”, garantindo que “o exército israelense nunca foi tão forte” e que a economia do país está próspera.
Projetando um mapa do Oriente Médio em um telão, também assegurou que tinha “más notícias”, referindo-se a grande porção preta do mapa, que ele identificou como “a influência iraniana”.
“As trevas estão tomando a nossa região”, alegou, referindo-se aos países pintados de preto no mapa: Síria, Iraque, Faixa de Gaza, Iêmen e Líbano. Usando o mapa, destacou que as tropas iranianas estão se espalhando em diversos pontos ao longo da fronteira com Israel, já tendo construído bases militares no sul da Síria.
Netanyahu voltou a lamentar o acordo nuclear das potências ocidentais com o Irã, assinado em 2015. Ele lembrou que isso permitiu que Teerã se tornasse mais perigoso, conforme ele tinha alertado.
O premiê acredita que existe uma grande ameaça para a paz na região pois o regime iraniano continua desenvolvendo mísseis nucleares.
“Devemos parar o Irã e pararemos o Irã”, insistiu, elogiando a disposição de Trump em rever o acordo. Recentemente, o presidente americano ameaçou retirar os Estados Unidos do plano, uma vez que as condições não foram cumpridas.
Lembrou ainda aos presentes que Israel é a única democracia da região e possui laços diplomáticos com 160 países do mundo. Acredita que é uma questão de tempo até todos eles reconhecerem Jerusalém como a capital e isso fará com que as nações islâmicas que vivem ameaçando Israel acabem isoladas.
Um dos momentos de maiores aplausos foi quando Natanyahu garantiu que a “fonte” da amizade duradoura dos EUA com Israel eram seus valores compartilhados, sustentados pela fé em Deus.
“Eles vêm de um certo livro – um ótimo livro, chamado Bíblia”, disse Netanyahu ao público. “Ele diz que todos nós somos criados à imagem de Deus”.
“Esses valores são uma parte inseparável da história da América”, continuou. “São parte inseparável da história de Israel. E queremos escrever um novo capítulo de nossa história – uma história de liberdade, de justiça, de paz e de esperança”. 
Com informações CBN
FONTE. https://noticias.gospelprime.com.br/premie-de-israel-afirma-que-as-trevas-estao-tomando-a-nossa-regiao/?

QUEM SÃO OS CÃES QUE NÃO ENTRARÃO NO CÉU



QUEM SÃO OS CÃES QUE NÃO ENTRARÃO NO CÉU SEGUNDO APOCALIPSE 22:15?



Postado por Presbítero André Sanchez,


Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Em minha leitura em Apocalipse 22:15 verifiquei que lá diz que fora do céu ficarão os cães. Quem são esses cães? Seria uma linguagem figurada ou seria literalmente uma indicação de que não haverá animais no céu? Gostaria de um estudo a esse respeito para me ajudar a compreender.

Caro leitor, vários textos bíblicos, principalmente em Apocalipse, contém diversas figuras de linguagem que precisam ser consideradas e analisadas para uma interpretação correta do texto. Geralmente, para determinar se um texto usa uma figura de linguagem ou não devemos recorrer ao contexto daquela passagem. Vamos fazer isso agora para descobrir o que são esses “cães” mencionados.


Quem são os cães que não entrarão no céu segundo Apocalipse 22:15?

Quem são os cães mencionados em Apocalipse?

(1) A primeira coisa a se observar é que o contexto que observamos é o fechamento do livro de Apocalipse, onde temos a finalização de toda a obra que Deus fará em Seu juízo final. Nesse contexto há um contraste que, primeiramente, fala sobre aqueles que irão entrar no céu: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14). Observe que o autor em nada está falando sobre o estado dos animais no céu, mas sobre as felizes pessoas que foram salvas por Jesus Cristo (Cordeiro sacrificado por elas) e têm agora o direito a entrar na cidade (céu) pelas portas.


Veja também:

(2)   Em seguida, o apóstolo João traz uma lista de quem ficará fora dessa cidade. Nessa lista observamos diversas práticas pecaminosas que identificam essas pessoas: “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira” (Apocalipse 22:15). Com o que sabemos até agora fica claro que “cães” usado aqui não se trata de uma fala sobre animais, mas algum tipo de característica pecaminosa apontada pela palavra “cão” usada de forma figurada. Mas qual seria esse pecado ou característica pecaminosa?

Fora ficam os cães:

(3)  Partimos agora para a análise da palavra usada nos originais em grego. A palavra usada é a palavra grega “kuon”, que significa “cachorro”, mas que, também, é usada de forma figurada para apontar “pessoas de mente impura, de mente sem vergonha, nojenta”. Podemos usar aqui outras traduções da Bíblia para nos ajudar a entender ainda mais o termo. Até aqui estamos usando a tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada (ARA), que traduz “kuon” por “cães”. Vejamos como traduz a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH): “Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações” (Apocalipse 22:15).

(4)  Dessa forma, conseguimos então esclarecer que esses cães mencionados em Apocalipse são exatamente pessoas de mente impura, que são guiadas por suas mentes cheias de impureza a cometer pecados nojentos que desagradam profundamente a Deus. Nesse texto Deus deixa claro que em Seu reino todo mal será excluído e toda forma de pecado não entrará no céu, fazendo com que o céu seja um local totalmente livre de qualquer contaminação do pecado. É por isso que a ação de Jesus Cristo na vida do pecador arrependido o purifica de todo pecado, dando a Ele nova mente e novas ações!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?


Fonte: https://www.esbocandoideias.com/2018/02/caes-apocalipse-22-15.html