segunda-feira, 16 de outubro de 2017

COMO FOI A CRIAÇÃO DO MUNDO? O QUE É O CRIACIONISMO BÍBLICO?

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COMO FOI A CRIAÇÃO DO MUNDO? O QUE É O CRIACIONISMO BÍBLICO?




Sem dúvida a criação do mundo é um dos temas mais complexos e discutidos ao longo da história da humanidade. Desde a antiguidade o homem tenta buscar respostas em relação à criação, e o resultado disto foi o surgimento de várias lendas e mitos até chegar as posições mais recentes defendidas pela ciência.

Para quem tem a Bíblia como a Palavra de Deus infalível e inerrante, essas respostas já estão bem esclarecidas, mas ainda assim, dentro da própria narrativa bíblica, várias interpretações são discutidas e muitas pessoas acabam ficando confusas.
Quem criou o mundo e o que existia antes de sua criação?
Antes de tudo, precisamos entender que foi Deus que criou o mundo, e Ele criou todas as coisas simplesmente porque Ele quis criar.  Diferentemente do que muitos dizem, Deus não criou o mundo e, consequentemente o homem, porque Ele precisava criar. Por ser Deus, Ele é autossuficiente e não precisa de nada disto. Assim, Ele criou todas as coisas simplesmente pela Sua perfeita vontade e unicamente para a Sua glória (Apocalipse 4:11).

Muita gente também se pergunta o que existia antes da criação do mundo. Antes do princípio, apenas Deus existia, de eternidade em eternidade, completamente satisfeito em si mesmo, e se, porventura, Ele não tivesse criado todas as coisas, Ele continuaria sendo Deus da mesma forma. Sabemos também que foi na eternidade, antes da criação do mundo, que Deus concebeu o plano de Salvação (Atos 4:28; Efésios 1:4; 2 Timóteo 1:9 1 Pedro 1:20).
Como foi a criação do mundo?
Nos dois primeiros versículos do livro de Gênesis encontramos uma informação muita importante para entendermos a criação do mundo. Neles, temos uma apresentação mais do que suficiente de quem é o nosso Deus, revelando que Ele é eterno, possuí um poder inimaginável e que criou o mundo quando não existia nada.


No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
(Gênesis 1:1,2)

Quando o texto diz “no princípio”, do hebraico ber’shith, ele nos mostra a primeira menção de tempo, e assim, expressa claramente a eternidade de Deus que existe desde sempre, e que foi Ele quem criou o tempo para submeter ao tempo as suas criaturas que são temporais.

Isto significa que a matéria não é eterna, Deus é quem é eterno. Em outras palavras, Deus não precisa do tempo, pois Ele é de eternidade a eternidade, mas todas as outras coisas são reguladas pelo tempo. A palavra traduzida por “criou” é o hebraico bara, um termo que podemos dizer que só Deus é capaz de usá-lo, pelo fato de descrever um milagre completo, pois sempre é aplicado na Bíblia com o significado de “criar do nada”.

Assim, nas Escrituras somente Deus é o sujeito do verbo bara. Os homens fazem (do hebraico asah), mas na Bíblia apenas Deus cria (bara). Tudo isto significa que com relação a criação do mundo, Deus do nada criou algo absolutamente novo, e isto é impossível para o homem, já que qualquer coisa que coisa que “criamos” ou “façamos” é em função de outra já existente.

Então Deus criou os céus e a terra, e a terra ainda estava sem forma e vazia, e não havia luz, contudo, o Espírito de Deus se movia continuamente sobre a face das águas. Os textos bíblicos que fazem referência a criação do mundo também afirmam de forma inegável a verdade sobre a Santíssima Trindade, onde o único Deus que subsiste em três Pessoas distintas igualmente eternas e divinas, Pai, Filho e Espírito, agiu ativamente na obra da criação (Gênesis 1:2,26; João 1:1-3; Colossenses 1:16,17). Saiba o que é a Trindade.

Alguns estudiosos também localizam no primeiro dia da criação a ocasião em que os anjos foram criados, ocorrendo em momento depois da criação dos céus e antes da criação da terra, para se adequar ao que diz em Jó 38:4-7.
Já outros, acreditam que Deus criou os anjos em algum momento até o final do segundo dia. Sobre este tema, a Bíblia não nos esclarece nada. Não existem referências explicitas sobre a origem dos anjos ou algum processo relacionado a isto. Sabemos apenas que eles também são criaturas de Deus.
Já no versículo 3 de Gênesis 1 podemos identificar a primeira ordem de Deus que nos é descrita: “Haja luz”. Existe uma ênfase bastante grande na palavra falada de Deus, sendo que em cada dia criativo podemos identificar uma ordem ou expressão da vontade de Deus por Sua palavra.
Esta luz não se tratava do sol ou quaisquer outros luminares que ainda seriam criados. Muitos intérpretes entendem que esta luz aqui descrita emana do próprio Deus, enquanto outros afirmam ser outro tipo de luz que pode ser identificado no espaço, como as colunas de luzes, e que não é produzida por nenhuma estrela. Este foi então o primeiro dia da criação do mundo.
No segundo dia da criação do mundo, aconteceu a separação das águas, e assim Deus fez o firmamento e o chamou de céu. A palavra original no hebraico, raquia, traz a ideia de algo que foi pressionado, estendido, para cobrir uma superfície extensa.

No terceiro dia da criação do mundo vemos uma ênfase maior na própria terra como sendo preparada para servir de habitat. Deus, por Sua palavra, ajuntou as águas para que a terra seca pudesse aparecer, e ordenou que a vegetação cobrisse a terra, e a terra fez brotar a vegetação com plantas e árvores.

No quarto dia da criação do mundo vemos Deus, por Sua palavra, criando os luminares, o maior para o dia e o menor para a noite, bem como as estrelas também. Aqui temos um grande contraste com várias lendas pagãs sobre a criação. O sol, a lua e as estrelas não são divindades como os povos acreditavam, mas são apenas obras das mãos de Deus.

No quinto dia da criação do mundo podemos perceber então que já havia um cenário pronto, apenas esperando as criaturas que iriam habitá-lo. Então Deus ordenou o surgimento, em espécies, dos seres vivos que habitam as águas e das aves que voam no céu. Deus também deu outra ordem para que as espécies se multiplicassem e povoassem as águas e o céu.

No sexto dia da criação do mundo aconteceu algo semelhante ao que ocorreu no quinto dia. Deus ordenou que a terra produzisse seres vivos separados em espécies, e assim foi. Também foi no sexto dia da criação do mundo que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para que dominasse sobre toda a criação na terra (Gênesis 1:26,27). Entenda o que significa o homem ser criado à imagem e semelhança de Deus.

A criação do mundo e o capítulo 2 de Gênesis

Alguns estudiosos insistem em afirmar que o capítulo 2 do livro de Gênesis retrata uma ordem diferente da criação, ou alguma alteração na criação da raça humana, principalmente em relação à mulher. Influenciado por antigos folclores, alguns afirmam que a mulher do capítulo 1 não é a mesma do capítulo 2.
Esse tipo de afirmação não encontra nenhum apoio bíblico, e defender uma interpretação assim acaba em defender uma teoria que contradiz a própria Bíblia. Portanto, podemos concluir seguramente que o capítulo 2 de Gênesis trata-se apenas de um aprofundamento na história da criação do mundo, dando ênfase especial à criação da raça humana já descrita, de forma introdutória, no capítulo 1. Entenda também se os dias da criação foram literais.

A criação do mundo foi concluída

Este é um ponto muito importante que precisamos considerar sobre a criação do mundo. O livro de Gênesis nos mostra a criação como um processo finalizado e completo. Isto significa que a criação não está mais acontecendo, pois ela já foi concluída por Deus.

O que temos agora, com relação as modificações que existem na criação, são processos normais e naturais, constantes da natureza, e que ocorrem de forma providencial, mas que não implica ao processo de criação em si. Dentro destas características temos, por exemplo, as alterações geológicas e as microevoluções dentro das espécies, e que em nada contradizem os relatos bíblicos.
Podemos dizer que o mundo é o mesmo desde que foi criado no sentido de que nada mais esta se criando, mas não no sentido de fixismo, ou seja, espécies se adaptam para sobreviverem em seus ecossistemas e as atividades sísmicas alteram aspectos geológicos. O importante é compreender que essa verdade é muito diferente de uma teoria de macro evolução.
Além disto, também é fundamental saber que tudo isto está sob o controle de Deus, ou seja, nada do que acontece no mundo é obra do acaso, pois Ele não é apenas o criador de todas as coisas, mas também o sustentador de todas as coisas (Hebreus 1:3; cf. Isaías 42:5; João 5:17). Saiba se a Bíblia diz quantos anos tem a Terra.


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A criação do mundo e as teorias antigas do Oriente

Existem vários mitos que foram desenvolvidos em diversas civilizações do Antigo Oriente que, embora não tratam explicitamente sobre toda a criação do mundo, trazem dentro de seus contos os pontos de vista desses povos sobre uma “organização” do universo. Os mitos mais conhecidos são os de origem babilônica, egípcia e grega.

O que todos eles possuem em comum é a visão politeísta sobre a criação do mundo, e as disputas entre deidades sobre uma supremacia divina. Algumas coisas parecem ser derivadas de uma fonte comum, que em alguns detalhes até se assemelham com o relato da criação do mundo que temos na Bíblia.

Um exemplo disto é que alguns desses contos mencionam uma “deusa da costela”, e também um “deus doente por comer um fruto”, o que parece se assemelhar com o relato bíblico de que a mulher foi criada da costela do homem, e que ambos desobedeceram a Deus quando comeram do fruto da árvore do conhecimento. Saiba o que foi a Queda do homem.

Todavia, a história bíblica da criação do mundo se difere de todos esses mitos por sua simplicidade, clareza, e, principalmente, sobre sua ideia monoteísta, além, é claro, de ser a única que possui total confiabilidade e autoridade para instruir nossas vidas e responder aos nossos questionamentos acerca da origem do universo, pois de forma bem direta as Escrituras declaram que a criação do mundo, e de tudo que nele há, é obra das mãos do único e verdadeiro Deus.

Fonte: https://estiloadoracao.com/a-criacao-do-mundo/

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