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COMO FOI A CRIAÇÃO DO
MUNDO? O QUE É O CRIACIONISMO BÍBLICO?
Sem
dúvida a criação do mundo é um dos temas mais complexos e discutidos ao longo
da história da humanidade. Desde a antiguidade o homem tenta buscar
respostas em relação à criação, e o resultado disto foi o surgimento de várias
lendas e mitos até chegar as posições mais recentes defendidas pela ciência.
Para
quem tem a Bíblia como a Palavra de Deus infalível e inerrante, essas respostas
já estão bem esclarecidas, mas ainda assim, dentro da própria narrativa
bíblica, várias interpretações são discutidas e muitas pessoas acabam ficando
confusas.
Quem
criou o mundo e o que existia antes de sua criação?
Antes
de tudo, precisamos entender que foi Deus que criou o mundo, e Ele criou todas
as coisas simplesmente porque Ele quis criar. Diferentemente do
que muitos dizem, Deus não criou o mundo e, consequentemente o homem, porque
Ele precisava criar. Por ser Deus, Ele é autossuficiente e não precisa de nada
disto. Assim, Ele criou todas as coisas simplesmente pela Sua perfeita vontade
e unicamente para a Sua glória (Apocalipse 4:11).
Muita
gente também se pergunta o que existia antes da criação do mundo. Antes do
princípio, apenas Deus existia, de eternidade em eternidade, completamente
satisfeito em si mesmo, e se, porventura, Ele não tivesse criado todas as
coisas, Ele continuaria sendo Deus da mesma forma. Sabemos também que foi na
eternidade, antes da criação do mundo, que Deus concebeu o plano de Salvação
(Atos 4:28; Efésios 1:4; 2 Timóteo 1:9 1 Pedro 1:20).
Como
foi a criação do mundo?
Nos
dois primeiros versículos do livro de Gênesis encontramos uma informação
muita importante para entendermos a criação do mundo. Neles, temos uma
apresentação mais do que suficiente de quem é o nosso Deus, revelando que Ele é
eterno, possuí um poder inimaginável e que criou o mundo quando não existia
nada.
No
princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
(Gênesis 1:1,2)
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
(Gênesis 1:1,2)
Quando
o texto diz “no princípio”, do hebraico ber’shith, ele nos
mostra a primeira menção de tempo, e assim, expressa claramente a eternidade de
Deus que existe desde sempre, e que foi Ele quem criou o tempo para submeter ao
tempo as suas criaturas que são temporais.
Isto
significa que a matéria não é eterna, Deus é quem é eterno. Em
outras palavras, Deus não precisa do tempo, pois Ele é de eternidade a
eternidade, mas todas as outras coisas são reguladas pelo tempo. A palavra
traduzida por “criou” é o hebraico bara, um termo
que podemos dizer que só Deus é capaz de usá-lo, pelo fato de descrever um
milagre completo, pois sempre é aplicado na Bíblia com o significado de “criar
do nada”.
Assim,
nas Escrituras somente Deus é o sujeito do verbo bara. Os homens fazem (do hebraico asah), mas na Bíblia apenas Deus cria (bara). Tudo isto significa que com relação a criação do
mundo, Deus do nada criou algo absolutamente novo, e isto é impossível para o
homem, já que qualquer coisa que coisa que “criamos” ou “façamos” é em função
de outra já existente.
Então
Deus criou os céus e a terra, e a terra ainda estava sem forma e vazia, e
não havia luz, contudo, o Espírito de Deus se movia continuamente sobre a face
das águas. Os
textos bíblicos que fazem referência a criação do mundo também afirmam de forma
inegável a verdade sobre a Santíssima Trindade, onde o único Deus que subsiste
em três Pessoas distintas igualmente eternas e divinas, Pai, Filho e Espírito,
agiu ativamente na obra da criação (Gênesis 1:2,26; João 1:1-3; Colossenses
1:16,17). Saiba o que é a Trindade.
Alguns
estudiosos também localizam no primeiro dia da criação a ocasião em que os
anjos foram criados, ocorrendo em momento depois da criação dos céus e antes da
criação da terra, para se adequar ao que diz em Jó 38:4-7.
Já
outros, acreditam que Deus criou os anjos em algum momento até o final do
segundo dia. Sobre este tema, a Bíblia não nos esclarece nada. Não existem
referências explicitas sobre a origem dos anjos ou algum processo relacionado a
isto. Sabemos apenas que eles também são criaturas de Deus.
Já no
versículo 3 de Gênesis 1 podemos identificar a primeira ordem de Deus que nos é
descrita: “Haja luz”. Existe uma ênfase
bastante grande na palavra falada de Deus, sendo que em cada dia criativo
podemos identificar uma ordem ou expressão da vontade de Deus por Sua palavra.
Esta
luz não se tratava do sol ou quaisquer outros luminares que ainda seriam
criados. Muitos intérpretes entendem que esta luz aqui descrita emana do próprio
Deus, enquanto outros afirmam ser outro tipo de luz que pode ser identificado
no espaço, como as colunas de luzes, e que não é produzida por nenhuma estrela.
Este foi então o primeiro dia da criação do mundo.
No
segundo dia da criação do mundo, aconteceu a separação das águas, e assim Deus
fez o firmamento e o chamou de céu. A palavra original no
hebraico, raquia, traz a ideia de algo que
foi pressionado, estendido, para cobrir uma superfície extensa.
No
terceiro dia da criação do mundo vemos uma ênfase maior na própria terra como
sendo preparada para servir de habitat. Deus, por Sua palavra, ajuntou
as águas para que a terra seca pudesse aparecer, e ordenou que a vegetação
cobrisse a terra, e a terra fez brotar a vegetação com plantas e árvores.
No
quarto dia da criação do mundo vemos Deus, por Sua palavra, criando os
luminares, o maior para o dia e o menor para a noite, bem como as estrelas
também. Aqui
temos um grande contraste com várias lendas pagãs sobre a criação. O sol, a lua
e as estrelas não são divindades como os povos acreditavam, mas são apenas
obras das mãos de Deus.
No
quinto dia da criação do mundo podemos perceber então que já havia um cenário
pronto, apenas esperando as criaturas que iriam habitá-lo. Então
Deus ordenou o surgimento, em espécies, dos seres vivos que habitam as águas e
das aves que voam no céu. Deus também deu outra ordem para que as espécies se
multiplicassem e povoassem as águas e o céu.
No
sexto dia da criação do mundo aconteceu algo semelhante ao que ocorreu no
quinto dia. Deus ordenou que a terra produzisse seres vivos separados em
espécies, e assim foi. Também foi no sexto dia da criação do mundo
que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para que dominasse sobre toda
a criação na terra (Gênesis 1:26,27). Entenda o que significa o homem
ser criado à imagem e semelhança de Deus.
A
criação do mundo e o capítulo 2 de Gênesis
Alguns
estudiosos insistem em afirmar que o capítulo 2 do livro de Gênesis retrata uma
ordem diferente da criação, ou alguma alteração na criação da raça humana,
principalmente em relação à mulher. Influenciado por antigos folclores, alguns
afirmam que a mulher do capítulo 1 não é a mesma do capítulo 2.
Esse
tipo de afirmação não encontra nenhum apoio bíblico, e defender uma
interpretação assim acaba em defender uma teoria que contradiz a própria
Bíblia. Portanto, podemos concluir seguramente que o capítulo 2 de Gênesis
trata-se apenas de um aprofundamento na história da criação do mundo, dando
ênfase especial à criação da raça humana já descrita, de forma introdutória, no
capítulo 1. Entenda também se os dias da criação foram literais.
A
criação do mundo foi concluída
Este
é um ponto muito importante que precisamos considerar sobre a criação do mundo.
O livro de Gênesis nos mostra a criação como um processo finalizado e
completo. Isto significa que a criação não está mais
acontecendo, pois ela já foi concluída por Deus.
O que
temos agora, com relação as modificações que existem na criação, são processos
normais e naturais, constantes da natureza, e que ocorrem de forma providencial,
mas que não implica ao processo de criação em si. Dentro destas características
temos, por exemplo, as alterações geológicas e as microevoluções dentro das
espécies, e que em nada contradizem os relatos bíblicos.
Podemos
dizer que o mundo é o mesmo desde que foi criado no sentido de que nada mais
esta se criando, mas não no sentido de fixismo, ou seja, espécies se adaptam
para sobreviverem em seus ecossistemas e as atividades sísmicas alteram
aspectos geológicos. O importante é compreender que essa verdade é muito
diferente de uma teoria de macro evolução.
Além
disto, também é fundamental saber que tudo isto está sob o controle de Deus, ou
seja, nada do que acontece no mundo é obra do acaso, pois Ele não é apenas o
criador de todas as coisas, mas também o sustentador de todas as coisas
(Hebreus 1:3; cf. Isaías 42:5; João 5:17). Saiba se a Bíblia diz quantos anos tem a Terra.
A
criação do mundo e as teorias antigas do Oriente
Existem
vários mitos que foram desenvolvidos em diversas civilizações do Antigo
Oriente que, embora não tratam explicitamente sobre toda a criação do mundo,
trazem dentro de seus contos os pontos de vista desses povos sobre uma
“organização” do universo. Os mitos mais conhecidos são os de origem
babilônica, egípcia e grega.
O
que todos eles possuem em comum é a visão politeísta sobre a criação do mundo,
e as disputas entre deidades sobre uma supremacia divina. Algumas
coisas parecem ser derivadas de uma fonte comum, que em alguns detalhes até se
assemelham com o relato da criação do mundo que temos na Bíblia.
Um
exemplo disto é que alguns desses contos mencionam uma “deusa da costela”, e
também um “deus doente por comer um fruto”, o que parece se assemelhar com o
relato bíblico de que a mulher foi criada da costela do homem, e que ambos
desobedeceram a Deus quando comeram do fruto da árvore do conhecimento.
Saiba o que foi a Queda do homem.
Todavia,
a história bíblica da criação do mundo se difere de todos esses mitos por sua
simplicidade, clareza, e, principalmente, sobre sua ideia monoteísta, além, é
claro, de ser a única que possui total confiabilidade e autoridade para
instruir nossas vidas e responder aos nossos questionamentos acerca da origem
do universo, pois de forma bem direta as Escrituras declaram que a criação do
mundo, e de tudo que nele há, é obra das mãos do único e verdadeiro Deus.
Fonte:
https://estiloadoracao.com/a-criacao-do-mundo/
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