![](https://aiinb.com/wp-content/uploads/2018/02/MANDAMENTOS-ESTATUTOS-ORDENANC%CC%A7AS-PRECEITOS-JUI%CC%81ZOS-TESTEMUNHOS-2.png)
Lei de Deus, as 5 categorias de Leis: Mandamentos, Estatutos, Ordenanças, Preceitos, Juízos, Testemunhos Voz de Deus
A LEI DE DEUS – As 5 Categorias de Leis
Muitas pessoas não possuem uma clareza na diferença que há nesses conceitos da lei, que são:
Mandamentos;
Estatutos Ordenanças;
Preceitos;
Juízos;
E Testemunhos.
Por isso, leia com muita atenção este conteúdo, pois nós explicaremos, com muita clareza e totalmente embasados na Escritura Sagrada, quais são essas categorias, e o como nós fazemos essa categorização.
![Lei de Deus, as 5 categorias de Leis- Mandamentos, Estatutos, Ordenanças, Preceitos, Juízos, Testemunhos Voz de Deus](https://aiinb.com/wp-content/uploads/2018/05/Lei-de-Deus-as-5-categorias-de-Leis-Mandamentos-Estatutos-Ordenanc%CC%A7as-Preceitos-Jui%CC%81zos-Testemunhos-Voz-de-Deus-2-300x225.jpg)
Conhecendo a Lei de Deus.
“Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos, que Moisés falou aos filhos de Israel, havendo saído do Egito;”Deuteronômio 4:44,45
“E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.”
1 Reis 2:3
"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás
os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos." Deuteronômio 11:1
A Lei de Deus era composta de pelo menos 5 grupos: Mandamentos, Estatutos ou Ordenanças, Preceitos, Juízos e Testemunhos.
QUAL SERIA A DIFERENÇA ENTRE AS 5 CATEGORIAS DE LEIS?
A LEI DE DEUS
CATEGORIAS
|
HEBRAICO
|
GREGO
|
---|---|---|
|
expressão original transliterada
|
expressão correspondente na Septuaginta (LXX) e NT
|
A LEI DE DEUS
|
TORAH
|
NOMOS
|
---|---|---|
1 Mandamentos
2 Estatutos/Ordenanças
3 Preceitos
4 Juízos
5 Testemunhos
|
Mitsvah
Chuqqah
Mishmereth
Mishpat
Edah
|
Entole
Dogma
Dikaioma
Krima
Marturia
|
- A LEI ( Torah ) – Lei, orientação, instrução; instrução, orientação humana ou divina; conjunto de ensino profético; instrução na era messiânica; conjunto de orientações ou instruções sacerdotais; conjunto de orientações legais; lei; lei da oferta queimada; referindo-se à lei especial, códigos de lei; costume, hábito; a lei deuteronômica ou mosaica.
- MANDAMENTOS ( Mitsvah ) – Mandamento; Mandamento de Deus; preceito de homem; mandamento do código de sabedoria. Geralmente traduzido por “mandamento”, raramente por “ordem”, “preceito”, “mandado”, “lei”.
- ESTATUTOS/ORDENANÇAS ( Chuqqah ) – Estatuto, Ordenança, limite, lei, algo prescrito. Costumes, prescrição, preceitos, determinação.
- PRECEITOS ( Mishmereth ) – Preceitos, prescrições, obrigação, cuidado, deveres, cargo, ritos, ordem, serviço, custódia, encargo, vigia, preservar, mandato, ofício, função cerimonial.
- JUÍZOS ( Mishpat ) – Julgamento, justiça, ordenação; ato de decidir um caso; lugar, corte, assento do julgamento; processo, procedimento, litígio diante de juízes; caso, causa apresentada para julgamento; sentença, decisão do julgamento; execução do julgamento; tempo do julgamento; justiça, direito, retidão.
- TESTEMUNHOS ( Edah ) – Testemunho, testemunha; sempre no plural e sempre referindo-se à leis como testemunhas divinas. Geralmente traduzido por “Testemunhos”, raramente por “mandamentos”, “prescrições”.Sendo assim, dentro da Lei havia os MANDAMENTOS e principalmente ligado aos 10 mandamentos (‘Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.” Êxodo 24:12 ).Mas fora isso, existiam outras leis, formando um total de 613 leis.
PRESTES A DAR OS 10 MANDAMENTOS, O SENHOR DECLARA AO POVO DE ISRAEL QUE ELES
DEVERIAM DAR OUVIDOS À SUA VOZ (qowl):
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.”
Êxodo 19:5
E QUAL PARTE DA LEI O POVO OUVIU A VOZ DE DEUS?
Apenas os 10 Mandamentos. Pois, após ouvir os 10 MANDAMENTOS, o povo pediu a Moisés que somente ele pudesse ouvir ao Senhor porque estavam com medo:
“E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos:e não fale Deus conosco, para que não morramos.”Êxodo 20:19
ASSIM, A ÚNICA PARTE DA LEI QUE O POVO OUVIU A VOZ DE DEUS FOI DURANTE A NARRAÇÃO DOS 10 MANDAMENTOS.
Por isso, os 10 Mandamentos estão ligados quando o Senhor repreende ao seu povo e diz que foi porque eles não deram ouvidos à sua VOZ (qowl), isso é: aos 10 Mandamentos.
“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte,
do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou;e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.”Deuteronômio 5:22
É MUITO IMPORTANTE SABER DISCERNIR QUAL CATEGORIA OS TEXTOS BÍBLICOS ESTÃO SE REFERINDO DURANTE NOSSA MEDITAÇÃO NAS ESCRITURAS.
Principalmente quando no Novo Testamento, o apóstolo Paulo diz que:
# “o Mandamento que era para a vida” (Rm 7:10)
# “a Lei é boa e santa; e o Mandamento, santo, e justo, e bom” (Rm 7:12)
# “a Lei é espiritual” (Rm 7:14)
# “a Lei é boa” (Rm 7:16)
# “tenho prazer na Lei de Deus” (Rm 7:22)
# “com entendimento sirvo à Lei de Deus” (Rm 7:25)
E depois diz que:
"[Cristo] aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças(dogma–estatutos), para que dos dois [povos] criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz," Efésios 2:15 [grifo nosso]
“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança queestá confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira [aliança] fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,” Hebreus 8:6-8
“Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” Hebreus 8:13
“Ora, também a primeira [aliança] tinha ordenanças(Dikaioma–preceitos) de culto divino, e um santuário terrestre.” Hebreus 9:1
- Observe que o motivo da necessidade de uma Nova Aliança estava na fragilidade dos ESTATUTOS ou ORDENANÇAS (gr. dogma), e nos PRECEITOS (gr. dikaioma).Em momento algum as Escrituras afirmam uma anulação ou substituição dos MANDAMENTOS (gr. entole).Isso quer dizer que houve uma RENOVAÇÃO na Aliança, onde ela permanece com a BASE estabelecida no caráter de Deus. Assim, temos uma NOVA ALIANÇA, baseada na VOZ de Deus que é irrevogável (Mateus 24:35; Marcos 13:31; Lucas 21:33).Esse é o fundamento do “contrato de casamento”, também chamado de: Aliança, Acordo, Testamento. “Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.” Salmos89:34
Esses mandamentos, para serem cumpridos, não bastavam deixar de praticar algo mal, transgredi-lo.
Por exemplo:
“Não matarás” – não matar é cumprir o mandamento. Mas, e se alguém matar?
Havia outra Lei que exigia uma punição, isso é um julgamento, um juízo contra aquele que transgrediu omandamento “Não matarás”.
Então esse transgressor deveria ser punido para que se cumprisse toda a Lei. Essa punição fazia parte de um código de julgamento chamado na Lei de JUÍZOS.
Se alguém matou outra pessoa, deveria se aplicar o juízo. Um julgamento justo, de acordo com as prescrições da Lei.
Quando alguém transgride a Lei, quebra algum dos mandamentos, então há um juízo sobre ele. Se algum israelita não cumprisse os juízos, estaria esse também desobedecendo a Lei. Pois, se ele estivesse ciente que houve um homicídio, mas não aplicasse ou providenciasse um julgamento justo, então se tornaria um transgressor da Lei igualmente.
O que são testemunhos?
São aquelas Leis que eram dadas para que o povo se lembrasse dos “testemunhos” dos feitos de Deus para
com eles.
- Por exemplo:
O SÁBADO era uma espécie de mandamento, na forma de um Testemunho e vice-versa para o povo de Israel. Então os israelitas tinham o shabbat (sábado) como um Testemunho de que um dia eles foram escravos no Egito e agora são livres (Dt 5:14,15), no dia do descanso.
Haviam também as “FESTAS FIXAS DO SENHOR”, as “SANTAS CONVOCAÇÕES”.
Essas Festas Fixas eram testemunhos de Deus para o povo. Cada uma delas testemunhavam algo importante.
- Exemplo:
A PÁSCOA – é um testemunho. É uma Lei que servia para testemunhar algo. Quando um filho perguntasse aos seus pais – o que significa essa festa? (Êx 13:14) eles deveriam testemunhar que saíram do Egito devido a intervenção miraculosa de Deus por meio de sua forte mão.
Além disso, deveriam explicar que, no dia da primeira páscoa foi o dia em que eles mataram um cordeiro e passaram o sangue do cordeiro nos umbrais das portas e então todos os primogênitos que havia no Egito morreram, mas onde havia o sangue do cordeiro pascal (da páscoa) foram salvos, então aquela família tinha os testemunhos.
Falamos sobre a LEI, em seus aspectos de Preceitos, Estatutos, Juízos, Mandamentos e Testemunhos... Mas o que seria ORDENANÇAS? Só há três passagens no AT com essa palavra na versão ARA. Mas no hebraico está chuqqat ou chukat – o mesmo que ESTATUTO.
"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seusestatutos, os seus juízos e os seus mandamentos."
Deuteronômio 11:1
ALGUNS OUTROS TEXTOS QUE EVIDENCIAM DISTINÇÕES DAS VÁRIAS CATEGORIAS DA LEI:
Gênesis 26:5; Levítico 26:46; 1 Reis 2:3; Deuteronômio 4:45; 5:31; 6:1,17,20; 7:11; 8:11; 11:1; 26:17; 30:10,16
Existem graus de importância
- Os Mandamentos – podem causar morte espiritual e são passíveis de penas capitais. São princípios éticos e morais e apontam fundamentalmente para o que está certo e o que está errado.
Exemplo: Os 10 Mandamentos.
- Os Estatutos ou Ordenanças – são leis onde quem as cumprir são abençoados de acordo com o que diz a lei. Mas não se aplica pena capital.
Alguns são decretos que, embora certamente haja um sentido espiritual, na prática literal aparentemente não possuem razão de existir como os mandamentos: não misturar lã com linho, não acender fogo no sábado, enterrar as fezes, a mulher se afastar do arraial nos dias da menstruação, etc. (Ef 2:15; Cl 2:14,20)
- Os Preceitos – são leis de reparação em relação ao próximo, e que também não são passíveis de penas capitais.
Exemplo: Circuncisão, leis indenizatórias, leis alimentares. (Rm 2:26; Hb 9:10)
É por isso que Jesus disse que o amor a Deus e ao próximo, quando sincero, resume toda a Lei (Torah), e que a misericórdia triunfa sobre o juízo. Ou seja, quem foi misericordioso, Deus será para com ele e estará acima do juízo.
“Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.’
Deuteronômio 30:16
Todos fazem parte da Lei, do caráter de Deus, pois refletem o caráter de Deus e sua repulsa ao pecado. Mas há entre elas uma hierarquia.
Mandamentos são mais graves depois Estatutos e por fim Preceitos. Como na CONSTITUIÇÃO:
- ARTIGO (Mandamentos),
- PARÁGRAFO (Estatutos) e
- INCISO (Preceitos)
OBSERVE QUE ABRAÃO CUMPRIU A LEI DE DEUS QUANTO AOS ASPECTOS DE “PERMISSÕES E RESTRIÇÕES”, ISSO É: MANDAMENTOS, ESTATUTOS, E PRECEITOS; PORÉM NÃO HAVIAM OS “JUÍZOS E TESTEMUNHOS”:
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou os meus preceitos, os meus mandamentos, os meusestatutos, e as minhas leis.”
Gênesis 26:5
Dessa forma, podemos concluir que os Mandamentos são a BASE de toda a estrutura da Lei. Onde os estatutos estão subordinados aos mandamentos, e os preceitos aos estatutos.
Por isso, vemos estatutos e preceitos sendo definidos como mandamentos em Lv 27:34, na conclusão desse livro:
“Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.”Levítico 27:34
E É SOBRE ISSO QUE PAULO FALA QUANDO DIZ:
"[Cristo] aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças(dogma–estatutos), para que dos dois [povos] criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz," Efésios 2:15 [grifo nosso]
JÁ OS JUÍZOS, QUE SÃO AS PUNIÇÕES PELA TRANSGRESSÃO CONTRA A LEI, SERIAM APLICADOS DE ACORDO COM A GRAVIDADE DE CADA CATEGORIA.
PELAS CONSEQUÊNCIAS DAS PUNIÇÕES DE CADA LEI, SE SABE QUAL DELAS TEM MAIS PESO.
Por exemplo:
Ao povo de Israel, o fato de não dar ouvidos à VOZ do SENHOR, isso é (transgredir os 10 Mandamentos, que foram ouvidos por toda a Nação), acarretava influência diretamente na salvação porque resume toda a LEI (Torah) da qual as outras leis estão inclusas.
Evidente que quando se cumprir Jeremias 31 em plenitude, todas essas Leis, da menor a maior serão escritas no coração pouco a pouco durante o processo de santificação que culminará na ressurreição.
Alguns pecados eram perdoados com vários tipos de ofertas e sacrifícios. Quanto mais grave o pecado, maior o sacrifício. Mas, haviam pecados que era exigida a morte do transgressor.
Por exemplo:
Entre o povo de Deus não era admitido que alguém se envolvesse com bruxaria (Satanismo).
Então, nesses casos, aplicava-se pela transgressão do 1° mandamento, um JUÍZO contra essa pessoa, e a pena era a morte. Não havia perdão, pois é como se estivesse endurecido o coração para rejeitar ao Espírito Santo e passasse a adorar a Satanás.
Deus não aceitava isso, e não aceita até hoje. Porém o juízo não deverá ser aplicado hoje por outras pessoas a fim de cumprir a Lei, mas certamente tal transgressor receberá punição no Juízo Final, isso é; no Grande Trono Branco.
Embora os mandamentos sejam permanentes e irrevogáveis pelo fato de fazer parte do caráter imutável de Deus, os estatutos e ordenanças, bem como os preceitos, juízos e testemunhos que muitas vezes eram sombras das coisas futuras (Hebreus 10:1; Colossenses 2:16,17; Hebreus 8:5; Hebreus 9:24; João 1:17), foram substituídos pela realidade por meio de sacrifícios espirituais no coração dos homens (Colossenses 2:11; Romanos 2:29).
Precisamos entender que as leis gerais não devem ser seguidas ao pé da letra atualmente, mas entender o "espírito" da lei, uma vez que “a Lei é espiritual” (Romanos 7:14).
Por exemplo: “Colocar óleo no castiçal” – sabemos que o óleo é um dos símbolos do Espírito Santo e que o castiçal (ou candelabro), é um dos símbolos da Igreja em Apocalipse 1:20 – nesse caso, essa lei é cumprida pela doutrina apostólica: “Enchei-vos do Espírito” Efésios 5:18.
Todas as leis do tabernáculo foram para o homem. Somos santuário de Deus, como disse o apóstolo Paulo.
Fonte: https://aiinb.com/lei-de-deus-as-5-categorias-de-leis-mandamentos-estatutos-ordenancas-preceitos-juizos-testemunhos-voz-de-deus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário