Introdução: - As sete igrejas da Ásia Menor, são, originalmente, as destinatárias
do livro do Apocalipse. Essas igrejas
ficaram popularmente conhecidas como “as sete igrejas do Apocalipse“.
É importantíssimo para um estudo correto do livro do Apocalipse conhecermos um
pouco mais sobre essas igrejas.
I.POR QUE SETE
IGREJAS?
Primeiramente precisamos
entender que o número “sete” é muito representativo na
construção do livro do Apocalipse. O número “sete” é aplicado
explicitamente 54 vezes em todo livro, incluindo: as sete igrejas, sete
estrelas, sete espíritos, sete selos, sete trombetas, sete taças e
etc. Implicitamente temos várias aplicações como: sete seções que dividem o
livro, sete bem-aventuranças, sete referências a Palavra de Deus, sete vezes a
referência “Deus todo poderoso”, dentre outras.
Basicamente, o número sete no Apocalipse representa a totalidade,
algo completo. Sendo assim, uma boa explicação sobre o porquê de “sete igrejas”
é a indicação de que o livro é atual para todas
as igrejas de todas as épocas, porém sem desconsiderar que as sete
igrejas descritas são as destinatárias primárias.
É importante dizer que na Ásia
Menor existiam outras igrejas, como por exemplo, a igreja em Colossos. Isto nos
leva à outra pergunta: qual foi o critério de escolha das sete igrejas? Para
esta pergunta, definitivamente não existe uma resposta conclusiva. Em primeira
instância, a ordem sobre as igrejas destinatárias do livro do Apocalipse partiu
particularmente de Cristo (Ap 1:11), e, para mim, isso já é o suficiente.
Uma explicação utilizada por
alguns estudiosos é que as sete igrejas escolhidas
estavam próximas umas das outras (no máximo 55 km), interligadas por
boas estradas romanas, o que facilitaria a troca de correspondência. Outro fato
interessante é que em todas essas cidades de cada uma das igrejas, existia uma
corte romana, o que naquela época representava grandes problemas para os
cristãos. Inclusive, em Éfeso, Esmirna e Pérgamo, havia templos onde era
celebrado o culto ao imperador.
II.QUAIS SÃO AS SETE
IGREJAS DO APOCALIPSE?
A relação das sete igrejas pode
ser encontrada facilmente logo no capítulo 1 do livro do Apocalipse (Ap 1:11),
sendo elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.
Vale saber que a Ásia Menor é atualmente a região ocidental da Turquia.
1)Os Sete Castiçais e
as Sete Estrelas
Após receber a ordem de escrever o livro para as sete igrejas, João teve uma
visão de Cristo andando no meio de sete castiçais (ou candeeiros), e, entre
outras características, Ele tinha em Sua destra sete estrelas.
No próprio capítulo 1 temos a explicação sobre este
simbolismo. Os sete castiçais de ouro representam as sete igrejas, e as sete
estrelas representam os anjos das sete igrejas.
2)Quem são os anjos das
Sete Igrejas do Apocalipse?
As cartas são endereçadas ao
anjo de cada igreja, isso fica claro no texto. Existem duas interpretações
sobre quem seriam os anjos das sete igrejas:
3)A primeira interpretação defende
que se trata de seres celestiais, ou seja, literalmente anjos. Essa
interpretação busca algumas referências no Antigo Testamento onde seres
celestiais são designados a ajudar e proteger um determinado povo. Porém,
porque João escreveria para anjos, sendo que eles estão constantemente na
presença de Deus? Como seria possível escrever um livro e enviar a um anjo?
Estas e outras objeções são as maiores fraquezas desta posição.
4)A segunda interpretação considera
principalmente o fato de que a palavra “anjo” significa literalmente
“mensageiro”, que pode ser tanto um ser celestial como um humano. Sendo humano,
a palavra “anjo” cabe perfeitamente aos líderes das igrejas. Uma fraqueza desta
posição é que em nenhum outro lugar da Bíblia líderes da Igreja (presbíteros,
bispos, pastores) são identificados como “anjos”.
Reconheço que ambas as
interpretações possuem problemas, porém, particularmente, prefiro a última
posição.
III.A ESTRUTURA DAS SETE CARTAS
É importante entender que o livro do Apocalipse é uma unidade, e seu conteúdo
como um todo foi destinado às sete igrejas, embora dentro do próprio Apocalipse
temos de forma claramente dividida sete cartas às sete igrejas. Isso não
significa que foram escritos sete livros individuais, mas, muito provavelmente,
um único livro que foi lido em cada uma das sete igrejas, tendo na seção
inicial uma carta individual a cada uma delas. Boa parte dos estudiosos
concorda que essa posição.
Em cada uma dessas cartas
individuais dentro do Apocalipse, podemos notar um padrão de organização do
conteúdo. Willian Hendriksen, na obra Mais Que Vencedores,
destaca esse padrão:
1.Saudação e
destinatário: “Ao anjo da Igreja em
Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
2.Autodesignação de
Cristo: “Aquele que conserva na
mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14). Note que existe um
paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição simbólica de Cristo no
capítulo 1 (vers. 12-20);
3.Aprovação: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor
como a tua perseverança…” (apenas a igreja de Laodicéia não recebe aprovação);
4.Condenação: “Tenho, porém, contra ti…” (as igrejas de
Esmirna e Filadélfia não possuem nada condenável);
5.Advertência e
ameaça: “Lembra-te, pois, de onde
caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem advertências);
6.Exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz
às igrejas. ”;
7.Promessa: “Ao vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da
vida…”.
A.As características de
cada igreja nas Sete Cartas
1.Éfeso: a Igreja de Éfeso é elogiada por seu bom
trabalho, por rejeitar o mal, por sua perseverança e por ser paciente. A
crítica fica por conta do esfriamento de seu primeiro amor. A recomendação é
que a igreja se arrependa e volte a praticar as primeiras obras. Éfeso recebe
como promessa a árvore da vida.
2.Esmirna: a Igreja de Esmirna é elogiada por suportar o
grande sofrimento a que estava sendo submetida. Esmirna não recebe nenhuma crítica.
A recomendação é de que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição.
Esmirna recebe como promessa a coroa da vida.
3.Pérgamo: a Igreja de Pérgamo é elogiada por manter a
fé e a confiança em Cristo. É criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria
e as heresias. A recomendação é um convite ao arrependimento. Pérgamo recebe
como promessa o maná escondido e uma pedra com novo nome.
4.Tiatira: a Igreja de Tiatira é elogiada pelo amor, fé
e paciência que demonstra. Também pelo serviço prestado, e as boas obras que
melhoraram em relação ao início. É criticada por tolerar a idolatria e a
imoralidade. A recomendação é que sejam fiéis, pois o julgamento está próximo.
Recebem a promessa de que governarão nações e receberão a estrela da manhã.
5.Sardes: na Igreja de Sardes alguns têm sido fiéis,
porém é duramente criticada por ser uma igreja morta. A recomendação é para que
se arrependam e fortaleçam o que ainda lhes restam. Aos fiéis são prometidos
vestidos brancos.
6.Filadélfia: a Igreja de Filadélfia é elogiada por
perseverarem na fé, por obedecerem a Cristo e honrarem Seu nome. Filadélfia não
recebe nenhuma crítica. A recomendação é para que sejam fiéis. Para Filadélfia
é prometido um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
7.Laodicéia: a Igreja de Laodicéia não é elogiada em nada,
ao contrário, é criticada por ser morna, indiferente, e por não perceber a
própria condição miserável em que se encontra. Laodicéia recebe a recomendação
para se arrependerem e serem zelosos, e os que vencerem recebem a promessa de
que compartilharão do trono de Cristo.
B.Qual o significado das Sete igrejas
do Apocalipse?
Conclusão: - Resumidamente, existem duas
interpretações sobre o significado das sete igrejas do Apocalipse. Uma defende
que as sete igrejas representam sete eras, ou períodos, sucessivos da História
da Igreja. A outra interpretação defende que as sete igrejas representam
condições que ocorrem em qualquer período da História da Igreja, e se repetem
constantemente, e não apenas períodos específicos. Particularmente, penso que
essa última posição é a mais correta.
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