ADMEP
Assembleia de Deus Ministério
Estudando a Palavra
Pastora, Maria Valda
Rua,
Dr. José Thomas, 651, Pavuna, Rio de Janeiro.
Departamento de Educação Cristã
“A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO”
Introdução: - Nesta
lição estudaremos acerca da Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Ele
não é um fogo, um vento ou uma força, mas Deus. Umas das provas da sua deidade
reside no fato de que Ele possui atributos divinos. Sem sua ação teria sido
impossível conhecera Deus e a Jesus Cristo. Sem Ele jamais teríamos
experimentado o novo nascimento e a santificação. Alguns, erroneamente,
acreditam que o Espírito Santo entrou no mundo somente no dia de Pentecostes.
(Atos 2). Mas, a Terceira Pessoa da Trindade esteve também presente na criação
(Gn 1. 26), no ministério de Jesus e dos discípulos.
Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a
Criação, o Universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33. 4; Sl 104.30).
Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2 Pe 1.2), nem o Novo Testamento
(Jo 14.26, 1 Co 2. 10) e nenhum poder para proclamar o Evangelho (Atos 1.8).
Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem Novo Nascimento, nem Santidade e
nenhum cristão neste mundo.
I.
O
ESPÍRITO SANTO
1) A revelação divina. Hoje, o Espírito habita entre nós e se
dá mais claramente a conhecer. (Gregório de
Nazianzo). (Jo 14. 16, 17). Através
da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como pessoa, com sua própria
individualidade (2 Co 3.17, 18; Hb 9.14; I Pe 1.2). Ele é uma pessoa divina
como o Pai e o Filho (At 5, 3, 4). O Espírito Santo não é mera influência ou
poder.
2) O esquecimento. O Espírito Santo aparece, literalmente,
em toda a Bíblia desde Gênesis, na
criação (1.2), até o Apocalipse (22.
17). No AT. As
atividades e as manifestações do Espírito Santo eram esporádicas, específicas
e em tempos
distintos. O Espírito Santo é mencionado 85 vezes no AT.
3) O Espírito Santo e os primeiros Cristãos. Os cristãos do da Era
Apostólica conheciam mais sobre a identidade do Espírito Santo
do que os Pais
da Igreja do referido período.
II.
A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO À LUZ DA BÍBLIA
2)
A divindade revelada.
- O Espírito Santo é chamado:
a)
Espírito de Deus (I Co 3.16; Gn 1.2)
b)
Espírito de
Cristo (Rm 8. 9).
c)
Espírito
Santo (Ato 1.5)
d)
Espírito de
Vida (Rm 8.2)
e)
Espírito de
Adoção (Rm 8.15, 16; Gl 4. 5,6).
3) Obras divinas. - Ao
Espírito são atribuídas obras que somente Deus pode realizar.
1)
Ele ensina (Jo
14.26)
2)
Ele guia (Rm
8.14)
3)
Ele
comissiona (At 13.4)
4)
Ele dá ordens
a homens (At 8.29)
5)
Ele age no
homem (Gn 6.3)
6)
Ele intercede
(Rm 8.26)
7)
Ele fala (Jo
15.26; 2 Pe 1.21).
III.
OS
ATRIBUTOS DA DIVINDADE
1) Alguns
atributos incomunicáveis - O Espírito Santo possuiu atributos Divinos, como:
a)
É eterno, (Hb
9.14)
b)
É onipresente,
(Sl 139. 7 – 10)
c)
É Onipotente,
(Lc 1.35)
d)
É onisciente,
(I Co 2.10)
e)
Verdade (I Jo
5.6)
f)
Santidade (Lc
11.13)
g)
Vida (Rm 8.2)
h)
Sabedoria (Is
40.13).
2) O Espírito
Santo e a Trindade. – O Espírito Santo iguala-se
ao Pai e ao Filho, tendo também um nome, pois o Senhor Jesus determinou que os
seus discípulos batizassem “em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28. 19). A expressão “comunhão com o Espírito Santo” (2 Co
13.13) mostra que Ele é não apenas objeto de nossa fé, mas também de nossa oração
e adoração. O que existe entre os três é uma distinção de serviço, e o Espírito
Santo representa os interesses do Pai e do Filho na vida da Igreja na terra.
(Jo 16. 13, 14).
IV. PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
1) As
faculdades da personalidade. Somente uma pessoa possui estas características:
1)
Ele
é inteligente (I Co 2. 10, 11)
2)
Ele
tem emoções (Ef 4.30)
3)
Ele
tem vontade (I Co 12.11)
2)
Reações do Espírito Santo. –
1)
Ele
pode ser obedecido (At 10.19 – 21)
2)
Pode-se
mentir a ele (At 5.3)
3)
Ele
pode ser resistido (At 7.51)
4)
Ele
pode ser reverenciado (Sl 51.11)
5)
Pode-se
blasfemar contra Ele (Mt 12.31)
6)
Ele
pode ser entristecido (Ef 4.30)
7)
Ele
pode ser ultrajado (Hb 10.29)
À Luz destas verdades, devemos
tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus Vivo e infinito em nosso
coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação.
Conclusão: - A frase que se refere ao Espírito Santo como “Terceira Pessoa da Trindade” se deve ao
fato de seu nome aparecer depois do Pai e do Filho na fórmula batismal. Não se
trata, pois, de hierarquia intratrinitariana, porque o Pai, o Filho e o
Espírito Santo são um só Deus que subsiste em três Pessoas distintas.
Elaborada por, Maria Valda
Pastora da ADMEP
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